O que são os sistemas SIG?

Olá a todos,

Muitos de vocês já devem ter ouvido falar pelos corredores da UFPI ou terem visto notícias na página de nossa instuição sobre os sistemas SIG. Porém, muitos devem está se perguntando sobre o que de fato são esses sistemas. Pois bem, nesse post iremos começar a explicar o que são os SIG.

Os sistemas SIG (Sistemas Institucionais Integrados) foram desenvolvidos pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e estão sendo implantados na UFPI por meio de acordo de cooperação firmado entre as duas instituições. Atualmente existem 14 instituições federais de ensino superior e 7 órgãos da administração direta federal que estão em processo de implantação dos sistemas. É importante dizer que os sistemas continuam sendo aperfeiçoados, inclusive utilizando o conhecimento das instituições que os estão implantando.

Esses sistemas possuem módulos que permitem aos servidores e discentes interagir de forma mais simples e racional com todos os processos existentes dentro da instituição, sejam eles de cunho acadêmico, administrativo ou de recursos humanos.

Três sistemas compõem os SIG:

  • SIGRH (Sistema Integrado de Recursos Humanos) – Informatiza os procedimentos de recursos humanos, tais como marcação/alteração de férias, cálculos de aposentadoria, avaliação funcional, dimensionamento de força de trabalho, controle de frequência, concursos, capacitações, atendimentos on-line, serviços e requerimentos, registros funcionais, relatórios de RH, dentre outros.
  • SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) – informatiza os procedimentos da área acadêmica através dos módulos de: graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino técnico, ensino médio e infantil, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual.
  • SIPAC (Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio) –  Oferece operações fundamentais para a gestão das unidades responsáveis pelas finanças, patrimônio e contratos da instituição, sendo, portanto, atuante nas atividades meio dessa instituição. O sistema SIPAC integra totalmente a área administrativa desde a requisição (material, prestação de serviço, suprimento de fundos, diárias, passagens, hospedagem, material informacional, manutenção de infra-estrutura) até o controle do orçamento distribuído internamente.

É importante salientar que para acessar esses sistemas, cada pessoa utilizará um único usuário e senha, exclusivo de cada um. Todos deverão fazer o cadastro diretamente no sistema. Uma vez feito esse cadastro, o acesso se dará por meio do usuário e senha cadastrado pelo próprio servidor.

Muitas das funcionalidades elencadas acima poderão ser utilizadas diretamente pelos servidores e/ou alunos, o que facilita o acesso aos serviços da UFPI a todos, além de permitir o uso racional dos recursos humanos da instituição.

Bom, por enquanto é isso. Nos próximos posts iremos falar dos módulos do sistema e também dar informações sobre o cronograma de implantação dos módulos.

Até a próxima!

 

 

Anúncios

About NTI

Coordenação de Sistemas do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Federal do Piauí

One response to “O que são os sistemas SIG?”

  1. Rodrigo Richard da Silveira says :

    Parabéns pelas explicações! Já fiz meu cadastro e percebi que tal sistema irá facilitar e muito a vida de toda comunidade da UFPI. Apenas um detalhe: o link http://atendimento.ufpi.br/chat.php não está em funcionamento na data de hoje.

    Att.;

    Rodrigo Richard da Silveira
    Prof. Odontologia/DOR/UFPI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: